top of page

"Construindo e Reconstruindo Valores."

Tem o propósito de resgatar valores, buscando alternativas para o desenvolvimento intelectual, afetivo e a autoconfiança das crianças, despertando também o interesse para novas perspectivas de vida, proporcionando situações de aprendizagem significativas e contextualizadas que despertem mudanças de atitudes através de vivências que desenvolvam valores como o amor, a solidariedade, a responsabilidade e a gentileza .A Instituição de Acolhimento é um espaço social composto de convivência entre crianças de diferentes origens e com diferentes idades, é o local de transmissão de conhecimentos, onde são ensinadas as regras do convívio democrático entre essas diferenças. Constitui assim, um espaço com diversidade cultural. Configura-se num processo evolutivo e constante, que envolve diversos fatores de modificações no comportamento do indivíduo, a nível físico, biológico e ambiente de convívio. Cada criança é única. E sua vida constitui-se em uma história. É necessário, antes de tudo, conhecer a criança que se tem e a forma como ela aprende, intervindo diante das dificuldades apresentadas. Os nossos valores norteiam nosso modo de viver e de caminhar, desta forma, exercem grande influência na forma como criaremos nossos caminhos para alcançar nossos objetivos. Estão aí no ar e contidos no interior de cada um, mas nem sempre estão nas ações cotidianas das pessoas.

Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância dos valores, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando a construção da cidadania e autonomia

Oficina do Mês: Janeiro
"Descobrindo seus Valores".

A Oficina visa promover o resgate e a vivência dos valores essenciais para a boa convivência e aceitação social, respeitando as diferenças e adotando atitudes e comportamentos que venham contribuir para a melhoria das relações interpessoais, trabalhando o fortalecimento dos Vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Oficina do Mês: Março
"Carregando Emoções"

Oficina tem como objetivo trabalhar as emoções com as crianças, pois é vital para a qualidade de vida das mesmas e também para as pessoas que estão ao seu redor. As emoções são sensações físicas e emocionais geradas por algum tipo de motivo, que pode ser uma emoção ou um fato. Casos de tristeza, felicidade, angústia e raiva são normais para qualquer ser humano e são boas para a evolução cognitiva e socioemocional das crianças. A criança que compreende as próprias emoções, ganha instrumentos para se desenvolver de maneira mais saudável e completa, responsável e autônoma, capaz de se relacionar melhor com as outras pessoas e consigo mesma.

Oficina do Mês: Abril
"Projetando Sonhos"

Esta oficina tem como objetivo fazer com que a criança desenvolva o autoconceito aprendendo a se compreender e a aceitar-se do jeito que é, construindo assim seus sonhos futuros.

Sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. Pode ser entendido como a ideia ou os objetivos que se quer alcançar. Projeto é o sonho colocado “no papel”, para que possamos visualizar melhor onde estamos em relação a nossas aspirações e quais os caminhos que devemos seguir para alcançá-las.

As atividades realizadas com as crianças será um meio de abordar de forma reflexiva uma das questões enfrentadas diariamente, que é saber quem somos e quem queremos ser futuramente.

Oficina do Mês: Maio
"Preparando-se para a Realidade Futura"

Esta Oficina tem como objetivo mostrar que colhemos o que plantamos princípio da semeadura e da colheita. As crianças precisam desenvolver desde cedo capacidades específicas como consciência e autocontrole das emoções, resiliência, capacidade de resolver problemas, organização e paciência. Esses são alguns exemplos das chamadas habilidades socioemocionais, também conhecidas como competências ou capacidades não cognitivas. É esse conjunto de habilidades que realmente conta quando a vida nos desafia, nos machuca e nos presenteia também.
O mundo mudou profundamente e uma onda de novas possibilidades já chegou. A maneira de aprender e de ensinar está mudando, o nosso jeito de trabalhar está se transformando e a nossa visão sobre o que é necessário para lidar com a vida está se atualizando. Conhecer a enorme gama de diferentes sentimentos, dar nome a eles, controlar as emoções e ser capaz de perceber os sentimentos das outras pessoas é a base para todas as relações humanas.

Oficina do Mês: Junho
"Tudo Muda Quando eu Mudo"

Essa oficina tem como objetivo demonstrar que conforme como a vida das borboletas, a nossa própria vida também é uma grande metamorfose, nossa primeira lição é aceitar que essas transformações são naturais e fazem parte.

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda”.

Foi contada a história de “A lagarta e a Borboleta”, em seguida foi feita uma reflexão com as crianças. Ao final foi pedido que eles desenhassem uma linda borboleta.

bottom of page