top of page

"Sentimentos: Nossos Maiores Segredos Segredos!"

Trata -se de um projeto institucional que será desenvolvido na Instituição a fim de trabalhar a inteligência emocional das crianças, envolvendo seus familiares, cuidadores e demais envolvidos nesta instituição. O projeto leva como título Sentimentos, nossos maiores segredos! Pois, os sentimentos têm uma importância vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano, principalmente na infância. Possibilitar as crianças construírem suas identidades por meio das significações socialmente construídas, compreendendo a diversidade de formas culturais existentes nas sociedades humanas. Auxiliar as crianças a desenvolverem a dimensão ética e estética em relação à construção de valores, bem como enfatizar a questão da afetividade e das emoções, buscando uma convivência harmônica resgatando e potencializando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oportunizar vivências lúdicas que sirvam para troca de experiências, exposição dos sentimentos de cada um; despertando o cultivo dos sentimentos bons que nos rodeia diariamente, criando mecanismos que auxiliem no controle das emoções. Os sentimentos têm uma importância vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano, principalmente na infância. Ao longo da sua vida, a criança vai experimentando sentimentos relativos às pessoas com quem se relaciona e às situações em que se encontra mais ou menos integrada, que a poderão marcar profundamente.

No seu desenvolvimento emocional, as crianças adquirem consciência dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos das outras pessoas. Um dos aspectos mais importantes passa pelo controle dos sentimentos negativos, pois as crianças aprendem a controlar estas emoções pela observação e imitação do comportamento e das atitudes dos outros.

Trabalhar sobre as emoções requer um olhar profundo sobre si mesmo, o que não é uma tarefa fácil, visto que reconhecer nossas limitações, procurar as raízes de nossos anseios e reconhecer nossas vulnerabilidades é também aceitar e procurar lidar com este turbilhão de sentimentos da melhor forma possível, para que possamos nos relacionar conosco e com o outro.

Oficina do Mês: Janeiro
"Quando eu me Sinto Feliz!".

Com o livro "Quando me sinto Feliz" de Trace Moroney:  Foi realizada a atividade de construção de um rosto de palhaço, onde as crianças puderam imitar a expressão facial dele e dramatizarem cenas caracterizados de palhaços, sendo esta, uma atividade de muito riso e diversão para todos.

Oficina do Mês: Fevereiro.
"Boliche dos Sentimentos"

Observar a expressão facial dos BOLICHES, comentando o que cada um representava e como se sentiam em relação aos sentimentos como: raiva, tristeza, desânimo, dor, alegria, dentre outros. A atividade proporcionou as crianças falarem sobre desejos, expectativas, ansiedades e seus sentimentos e emoções.

Oficina do Mês: Março
"Dados dos Sentimentos"

Jogar o dado e realizar a ordem do mesmo, como por exemplo: dar um abraço em um colega, fazer carinho, falar uma palavra de afeto, demonstrar um sentimento bom e etc. O objetivo é promover um espaço lúdico e educativo onde as crianças vão se divertir e ao mesmo tempo aprender a falar sobre as suas emoções. Através dele será estimulada a consciência emocional, ajudando a criança a identificar, a exteriorizar e a lidar com as suas emoções e sentimentos e aproximar-se uns dos outros de forma harmônica e respeitosa.

Oficina do Mês: Abril - 2023
"Gaiola dos Sentimentos"

Possibilidade de aprender a nomear, identificar, verbalizar e trabalhar os sentimentos nos diferentes momentos em que se encontra cada criança. Considerando que nem sempre a linguagem consegue expressar o que sentimos, a expressão do rosto e do corpo, algumas vezes pode falar muito mais do que a palavra.

Oficina do Mês: Maio
"Combate ao Abuso e Exploração Sexual  de Crianças e Adolescentes"

Objetivo: Conhecer o significado de consentimento;Identificar diferenças entre situações de carinho e de abuso;Expressar sentimentos, pensamentos e situações vividas;

Relacionar situações vivenciadas e discussões sobre consentimento, carinho e abuso.Todo dia é dia de proteger as crianças e os adolescentes. Mas no Brasil tem uma data para lembrarmos conjuntamente.

Hoje, 18 de maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual  de Crianças e Adolescentes.

Por uma infância e adolescência livres de  abuso e da exploração sexual.

Oficina do Mês: Junho
"Combate ao Trabalho Infantil"

O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão das crianças sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.        

bottom of page